Condomínio pra quê?

Se você está pensando em comprar um apartamento, essa dúvida já deve ter passado pela sua cabeça. Conheça aqui porque essa taxa existe, e mais ainda, quais os benefícios de se pagar o condomínio.
  • Pra onde vai o seu dinheiro?

A taxa condominial serve para arcar com todas as despesas referentes ao condomínio. Algumas delas são os serviços de manutenção e melhorias, também despesas com funcionários que mantém sua organização e os materiais utilizados.
  • Quando começo a pagar?

Essa é uma dúvida comum. Em geral, a resposta para essa questão está no próprio contrato de compra e venda. Pode ser decidido após a assembleia, ou após a entrega das chaves, ou a partir da concessão do habite-se. Portanto, é importante rever seu contrato.
  • Quem não pagar pode perder o imóvel?

Segundo as regras do novo Código de Processo Civil, após ser notificado, o morador tem três dias para quitar sua dívida. Caso contrário, a Justiça pode determinar a penhora de bens, inclusive do próprio imóvel, para essa quitação.
  • Ainda preciso pagar IPTU?

O condomínio e o IPTU são diferentes, ao passo que este último é um imposto cobrado pela Prefeitura. Já a taxa condominial é para cobrir as despesas do condomínio, como vimos no primeiro tópico.
  • Preciso pagar também água e luz?

Se for o caso de locação do imóvel, depende do que estiver no contrato. Em caso de compra, você deve consultar as leis condominiais para saber o que está ou não incluso.

Posts Relacionados

Prazer, Lagoa Santa!

O bairro Lagoa Santa tem evoluído muito, e pela grande acessibilidade dos moradores a serviços essenciais como supermercados, hospital e farmácias, é quase dispensável o