Taxa Selic a 3%: É o momento para comprar meu imóvel?

O Copom (Comitê de Política Monetária) cortou a taxa básica de juros em 0,75% caindo de 3,75% para 3% ao ano. Se você ainda não conhece o que é a Selic, e de que forma ela pode afetar (e muito) o momento de decisão para compra da sua casa ou apartamento, este artigo é pra você!

 

O que é a taxa Selic?

A sigla é abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. O nome assusta, mas nada mais é do que a taxa básica de juros da economia do nosso país, que é utilizada no mercado de relacionamento entre os bancos.

Com o objetivo de controle da inflação e também do dinheiro em circulação, o Banco Central determina que as instituições financeiras devem terminar o dia com o caixa equilibrado, e dessa forma se fazem empréstimos entre os bancos mediante determinada taxa de juros, a taxa Selic.

É o momento para comprar meu imóvel?

O mercado imobiliário fechou o ano de 2019 com grandes expectativas de crescimento para 2020. Entretanto, o Covid-19 pegou todos de surpresa, não só o setor imobiliário.

Uma pesquisa feita pela ADIT Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico), mostra que 45% das pessoas que tinham a intenção de comprar uma casa ou apartamento, desistiram momentaneamente devido incertezas do período atual, mas que 55% ainda mantém o desejo de comprar o imóvel próprio.

Se você é uma dessas pessoas, você está certíssimo(a) em não desanimar, pois com a queda da Selic, a disponibilidade de crédito barato pode acalmar o mercado e você sai ganhando ao aproveitar a oportunidade desse momento da nossa economia.

Inovação

Depois que você se planejou financeiramente e selecionou alguns imóveis, chega o momento de visitar cada um, para verificar se aquela casa ou apartamento é definitivamente pra você. Assim, imobiliárias e construtoras estão colocando à disposição de seus clientes o tour virtual e isso inclui os imóveis que são negociados na planta. Inclusive você pode ter essa experiência agora, fazendo uma visita e conhecendo o Lagunna Master por dentro.

Novo “normal”

Todos estamos vivendo um novo momento e aprendendo com isso. E ainda que leve alguns meses, há uma tradição muito grande quanto ao assunto “casa própria”. A aquisição de um imóvel continua no desejo de compra do brasileiro.

Posts Relacionados

Prazer, Lagoa Santa!

O bairro Lagoa Santa tem evoluído muito, e pela grande acessibilidade dos moradores a serviços essenciais como supermercados, hospital e farmácias, é quase dispensável o